9 de março de 2009

Abertura do Gestar II em Salvador


De Salvador para o mundo
















A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Também, a palavra Tupi-Guarani "capuera" significava "Mata destruída pela mão de homem e renascida, não virgem".

*
*
É uma expres
são cultural brasileira que mistura luta, dança, música e cultura popular. Foi trazida ao Brasil por escravos africanos e seus descendentes como forma de manter as tradições culturais e a religião.

*
*
















*
*
A capoeira é diferente de outras artes por ser acompanhada por música, que foi introduzida como forma de ludibriar os escravizadores, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. O ritmo da música pode variar de acordo com o Toque de Capoeira de bem lento (Angola) a bastante acelerado (São Bento Grande). Muitas canções são na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas (ladainhas). As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Os capoeiristas mudam o estilo das canções freqüentemente de acordo com o ritmo do berimbau. Assim, é a música que comanda a capoeira, não só no ritmo, mas também no conteúdo. O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. Os outros instrumentos são: pandeiro, atabaque, caxixi, ganzá e agogô.

*
*

Mestre Bimba fundou, em 1932, a primeira academia de capoeira do Brasil, em Salvador. Ele acrescentou movimentos de artes marciais a golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos acrobáticos e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do maculelê. Esse estilo de capoeira ficou conhecido como Regional. Mestre Pastinha já era mais tradicional e preferia a capoeira com um jogo matreiro, de disfarce e ludibriação, estilo conhecido como Angola. Da dedicação desses dois grandes mestres, a capoeira deixou de ser marginalizada, e se espalhou da Bahia para todos os estados brasileiros e hoje já é conhecida e praticada nos quatro cantos do mundo.

*
*
Para ouvir Chora Capoeira clique aqui.
Fotos e textos aqui